sexta-feira, 9 de novembro de 2007

A corrida mais robótica do mundo

A corrida teve lugar numa base aérea de Victorville, Califórnia, que se encontra actualmente desactivada. A base área foi remodelada a fim de recriar um percurso de 85 quilómetros em ambiente citadino.
A corrida contou com 11 automóveis não tripulados e guiados por robôs. O vencedor, um Chevrolet Tahoe com o sugestivo nome de Boss, venceu a corrida ao realizar o percurso em menos de seis horas. Como prémio recebeu dois milhões de dólares (1,2 milhões de euros, ao câmbio actual).
Apenas seis dos 11 carros de condução automatizada conseguiram passar pela linha de meta, informa a BBC.
A organização da competição ficou a cargo da famosa Defence Advanced Research Projects Agency (DARPA) e tem por objectivo testar tecnologias que possam ser utilizadas no fabrico de automóveis de combate sem condutor. Representantes de algumas das principais marcas de automóveis acreditam que o pioneirismo desta competição também pode revelar-se útil para o desenvolvimento de veículos citadinos com condução é automatizada.
Além dos cruzamentos, de ruas de dois sentidos e dos obstáculos criados por simulações de edifícios, os automóveis tiveram de evitar colisões com competidores automatizados e veículos conduzidos por humanos. Os automóveis socorreram-se de múltiplos sensores para evitar obstáculos e seguir o caminho mais indicado a cada momento. No caso de Boss, o segredo da vitória terá passado por um conjunto de 64 lasers, que rodam 10 vezes por segundo para fazer cerca de um milhão de medidas do meio envolvente. As medidas obtidas pelos lasers do Boss foram complementadas por radares e câmaras de filmar.

Sem comentários:

Uchiha Itachi

Uchiha Itachi
Uchiha Itachi